top of page
Social Media .png

#56DaysofAfrica- Moçambique

República de Moçambique

To read the English version of this article click here

Na edição de hoje do #56DaysofAfrica, vamos destacar Moçambique.


Moçambique foi colonizado por Portugal em 1505, abrindo caminho para quase 500 anos de domínio português até obter a sua independência em 1975. O caminho para a liberdade de Moçambique foi liderado por líderes exilados na Tanzânia que se encontravam na FRELIMO, Frente de Libertação de Moçambique.


Houve grandes disparidades entre os portugueses e os nativos no país. Uma rutura crescente surgiu à medida que foram erguidas políticas que excluíam os moçambicanos do acesso a emprego qualificado, acesso limitado à educação "ao estilo português", e crescentes tensões raciais entre os portugueses e moçambicanos.


A FRELIMO, cofundada por Eduardo Mondlane, lançou a Guerra da Independência de Moçambique contra Portugal. Os combates entre a FRELIMO e as tropas portuguesas eclodiram em 1964, depois de a FRELIMO ter começado a lançar ataques de guerrilha contra alvos no norte de Moçambique. Portugal enviou mais de setenta mil tropas para subjugar a revolta. Como tentativa de retificar a situação em Moçambique, a polícia secreta portuguesa assassinou Mondlane em 1969.

Após a morte de Mondlane, a liderança da FRELIMO foi assumida por Samora Machel. À medida que a guerra pela liberdade continuava, os oficiais do exército português revoltaram-se em Portugal em abril de 1974, encenando um golpe de Estado (Revolução dos Cravos), que desencadeou os portugueses descontentes com o regime do Estado Novo, as suas guerras africanas e a sua ideologia.


A FRELIMO aproveitou a sua posição militar para insistir num cessar-fogo, que confirmou o seu direito de assumir o poder num Moçambique independente. Um ano após o golpe de Estado português, em 25 de junho de 1975, Moçambique tornou-se um Estado independente e unipartidário liderado pela FRELIMO com Machel como presidente.

Para a Cultura

Depois de Moçambique ter conquistado a sua independência, a capital Lourenço Marques foi renomeada para Maputo. É conhecida como a Cidade de Acácias, em referência às acácias comummente encontradas ao longo das suas avenidas, e a Pérola do Oceano Índico.

Maputo

O país também tem uma das maiores populações indígenas de África. Exibe uma grande variedade de diversidade cultural e linguística, partilhando tradições culturais com os seus vizinhos na Tanzânia, Malawi, Zâmbia, Zimbabué e África do Sul. Embora o português seja a língua oficial, Moçambique é o lar de uma variedade de grupos étnicos que falam em cerca de 40 línguas diferentes. O país tem um património rico e os modos de vida tradicionais estão bem preservados em cada cultura local.

Culinária Moçambicana

Os pratos regionais moçambicanos dependem fortemente de crustáceos frescos (camarões grelhados), mas também mexilhões, lagosta, pulpo grelhado (polvo), ou os famosos rissóis de camarão (bolos de camarão) provenientes da abundante costa do país, enquanto as carnes mais prevalentes são frango e cabra. O amido vem sob a forma de xima (pronuncia-se "shima"), um tipo de papa de milho rígido e mandioca. Um dos pratos mais populares de Moçambique, a matata é uma combinação espessa e húmida de espinafres, manteiga de amendoim, tomate e carne.

Outro prato tradicional popular é o matapa, é feito a partir de folhas de mandioca estufadas, amendoins moídos, alho e leite de coco. Embora seja um molho, pode ser consumido por si só, mas também pode ser servido com camarões ou arroz. Para acompanhar estas deliciosas refeições, é polana bolo. Esta sobremesa é feita de puré de batata e caju moído, criando uma textura única e suave e um sabor rico em nozes. Foi nomeada em homenagem ao subúrbio de Maputo, Polana.


Marcos notáveis

Moçambique é um país cénico e culturalmente diversificado. Alberga vários parques naturais e praias. Um exemplo disso é o Monte Binga, a montanha mais alta de Moçambique e a segunda montanha mais alta do Zimbabué. Está localizado no Parque Transfronteiriço de Chimanimani, na província de Manica.

A Ilha de Moçambique situa-se ao norte de Moçambique, entre o Canal de Moçambique e a Baía de Mossuril, e faz parte da província de Nampula. É Património Mundial da UNESCO, antes de 1898, foi a capital da África Oriental colonial portuguesa. O Monte gorongosa captura a humidade flutuando no Oceano Índico e fornece água aos rios que passam pelo parque. Estes rios são Nhandare, Chitunga, Muera e, o mais importante, Vunduzi.

O Parque Nacional de Bazaruto, um arquipélago de seis ilhas ao largo da costa moçambicana, protege espécies de elevado valor de conservação, incluindo dugongos, tubarões, golfinhos, tartarugas marinhas e corais.


Com uma cultura rica e diversificada, Moçambique também prospera na moda. Durante a semana, mal podemos esperar para continuar a partilhar mais informações sobre Moçambique com todos vocês nos próximos dias.



Siga-nos no Instagram e Facebook para saber mais informações sobre Moçambique. Fique atento para o próximo #56DaysofAfrica país destaque na próxima quinta-feira!


"Nós somos os únicos que temos estado à espera"

32 views0 comments
bottom of page